Propaganda enganosa… acontecendo novamente!

0
87

Propaganda enganosa.

Semanalmente chegam à caixa de correio de minha casa, propagandas de diversos supermercados e mercados de nossa cidade. Eu, como todo brasileiro, gosto de economizar e vou “pinçando” o que me agrada e vou até o mercado que estiver com os melhores preços. Acontece que tão frequente quanto à distribuição das propagandas, está o fato de que os produtos em promoção já se esgotaram nas gôndolas.  Não sei se isso já aconteceu com você caro leitor,mas comigo… Ah, Meu Deus! Não dá nem para contar quantas vezes.

No momento em que me deparo com essa situação tão recorrente, o sentimento de raiva se mistura ao de tristeza e  frustração. Afinal, por mais que o mercado tenha o direito de restringir as quantidades e delimitar que a promoção perdurará até uma determinada data ou enquanto durarem os estoques, o mais comum é que o estoque seja extremamente pequeno, servindo assim, somente de chamariz e o cliente mesmo se sentindo lesado com a situação, que apesar de legal é imoral, acaba levando outra coisa apenas para não perder a viagem.

Mas até que ponto essa situação é realmente legal?

Para qualquer pessoa que chegar e não encontrar na gôndola o produto que foi amplamente divulgado se sentirá lesado e enganado.  O gerente sempre tem a desculpa de que o produto acabou e que não há similar para se efetuar a substituição.  Ou seja, a propaganda que tem em seu rodapé “valida enquanto durarem os estoques” traz nada mais do que uma jogada de marketing para amparar legalmente o anunciante e fazer o com que o consumidor assuma o risco de se deslocar de casa e não encontrar a economia que procurava.

Vale aqui dizer que o consumidor que tem o costume de comprar, sabe exatamente quais são os estabelecimentos campeões nesse tipo de prática. Então, para evitar o estresse desnecessário, mude de estabelecimento. Isso fará muito bem.

Por Lay Lopes