“Que teu alimento seja teu remédio” Na natureza encontramos tudo para nossa vida

0
18

LÍNGUA DE VACA

Essa planta atua no combate à desnutrição, estresse, depressão, angústia, fadiga, cansaço mental ou físico e convulsão. Age também como antioxidante; reconstrutor de colágeno e refrescante estomacal.

Toda a planta pode ser consumida em sopas, farofas, refogados e saladas. Ajuda nas dietas de emagrecimento em razão de manter o corpo alimentado por mais tempo.

Usa-se, também, na forma de suco. Está entre as plantas que não se adiciona açúcar.

DICA

Suco da raiz da planta fresca (100 gramas para 1 litro d’água) ou desidratada (50 gramas por litro d’água).

GUACO

Esta planta age como expectorante e bronco dilatador, antialérgico, combate tosse, rouquidão, gripes e asma brônquica, nevralgias e reumatismos em geral. Contra indicado para gestantes e pessoas com problemas hepáticos, que usam anticoagulantes. O uso excessivo pode causar diarréia, vômito e taquicardia.

Dica: Xarope de Guaco

Ingredientes

300g açúcar mascavo

100ml de água

8 Folhas grandes e saudáveis de Guaco

Modo de preparo

Levar o açúcar e a água ao fogo e deixar ferver até o ponto de calda concentrada. Abaixar o fogo, adicionar  folhas adultas e saudáveis de Guaco. rasgadas em pequenos pedaços, tampar e deixar ferver por 5 minutos. Deixe esfriar tampado, coar e guardar em vidro limpo e com tampa. Validade: 12 dias.

Modo de usar

Crianças de até 2 anos: 1 colher chá 3 vezes ao dia, acrescer a dose de acordo com a idade e peso. Adulto: 1 colher (de  sopa) 3 vezes ao dia.

Pode-se acrescentar 10 folhas de Poejo, com o ramo.

POEJO

O Poejo atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico. Muito utilizado em recém-nascidos, porém seu uso tem que ser muito cuidadoso, pois em grandes quantidades pode ser tóxico.

Devem ser usadas folhas e caules em infusão, tomar em pequenas doses, várias vezes ao dia. Para conter cólica de recém nascido pode ser misturado ao leite materno, na proporção de 1 colher de leite para 3 folhas da planta macerada e coada.

Contra indicado para mulheres grávidas.

HORTELÃ

Essa planta possui em suas folhas vitaminas A, B e C; minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio). Age como estimulante sobre o aparelho digestivo. A hortelã funciona ligeiramente como vermífugo (oxiúro, giárdia).É contra indicado para pessoas com cálculos biliares, gestantes ou em fase de amamentação e crianças pequenas e em fase de amamentação não devem ingerir esta planta.

DICAS

Em casos de picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas de Hortelã, amassadas, em cima do local afetado, para eliminar a dor e a irritação. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã.

Tomar o chá das folhas todas as manhãs evita a manifestação de alguns vermes. Atua como calmante para o sistema digestivo: comer as folhas mastigando bastante. Sua infusão com água fervente  é indicada contra gripes e resfriados. O suco, acrescido de abacaxi, é calmante para o sistema nervoso central e ajuda a refrescar o corpo do calor do verão.

MELISSA


Estas plantas são muito utilizadas contra insônia, tensão nervosa, ansiedade e como antiespasmódica, diarréia, vômitos, virose antraz. Contra indicados para pessoas hipotensas (com pressão baixa).

DICAS

Para tratar ansiedade e insônia, tomar chá de toda a planta: Uma xícara de água, 10 f0lhas, com  galho. Ferver tampado e somente quando estiverem mornos destampar. Tomar a noite em pequenos goles.

Para tratar vômito, diarréia ou virose por antraz: Suco de 6 folhas, com o ramo de 2 capim   erva cidreira  ,1 colher sopa de suco de limão. Triturar tudo em 50ml de água.Repetir a dose 3 vezes ao dia .Pertencem ao grupo de plantas que não devem ser adoçados.

ESPINHEIRA SANTA

É empregada no tratamento das afecções do aparelho digestivo e para cicatrizar feridas. O chá das folhas ajuda a cicatrização de úlceras no estômago e duodeno e alivia sintomas como azia e flatulência, Muito usada para ajudar a secar leite em lactante que queira desmamar. Contra indicado para gestantes e crianças.

DICAS

Tomar chá das folhas: um punhado de folhas para 50ml de água, ferver tampado, tomar quando estiver morno ou frio.

AVENCA

Esta é muito mais que uma planta ornamental. Ela é rica em compostos de grande valor para a saúde humana: diurética, ajuda a melhorar a qualidade do sono, anti-inflamatória, expectorante, aumenta fluxo menstrual.

DICAS

Mulheres que sofrem muitas cólicas menstruais devem tomar o chá de dois galhos, com folhas, da planta. Ferver e manter fechado até estar morno. Tomar aos goles. Podendo ainda fazer o chá em maior quantidade e colocar parte, ainda quente, em um pano e cobrir a parte inferior do abdômen.

Lembrando que sempre que aquecemos parte do corpo com água ou chá, devemos nos revestir com um lençol, para evitar correntes de ar.

Zilma de Melo

Jornalista e Bióloga

Imagens ilustrativas da Internet