Mambaí : um tesouro desconhecido no estado de Goiás

0
33

Mambaí. Você já ouviu falar? A cidade, que fica em uma ramificação montanhosa da Serra Geral e no mesmo complexo rochoso de Terra Ronca, divisa com a Bahia, é um tesouro desconhecido para a maioria dos goianos.

O município fica localizado a 530 km de Goiânia e a 357 km de Brasília, e já é visto como um dos principais destinos para os amantes do turismo de aventura no Brasil.

A cidade de pouco mais de 7 mil habitantes desponta como um polo de turismo de aventura e não é por acaso: a região abriga mais de 200 cavernas, entre elas a Lapa do Penhasco, que possui 1,7 km de extensão e fica em um vale cego com escarpas de 80 metros de altura.

A caminhada para chegar até o lugar inclui uma descida íngreme, passando pelas águas de uma lagoa que rasga os paredões internos da caverna.No pequeno município goiano está uma das mais altas tirolesas do Brasil, com 102 metros de altura e 320 metros de extensão.

Ela cruza o cânion do Córrego das Dores e tem vista lateral para a Lapa do Penhasco. Para aqueles que amam esportes radicais e têm muita coragem para se arriscar.

A recompensa?

Uma vista privilegiada das atrações naturais que se escondem entre a mata alta de cerrada, que só pode ser vista quando se está suspenso na tirolesa.Além das cavernas e dos cânions, Mambaí conta com um incrível complexo de cachoeiras.

Tem para todos os gostos: seja para o visitante que deseja sossego, seja para aqueles que gostam de praticar esportes radicais.Na Cachoeira do Funil, localizada no Rio Venturas, o visitante tem a oportunidade de chegar à queda d’água de um ângulo diferente.

O acesso se dá por dentro da caverna que desemboca aos pés da cascata. Simplesmente fantástico!

Cachoeiras, cânions, cavernas e o Parque Natural Municipal do Pequi, um espaço público de preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Fonte: Curta Mais

Dinomar Miranda