Aprenda a prevenir dores e lesões no corpo

0
29

Formigamento nos pés ou nas mãos, dores nas costas, pescoço ou nas pernas podem ser indícios de que o corpo está sofrendo lesões por causa do esforço repetitivo ou por permanecer muitas horas em uma postura errada durante o trabalho. Esse foi o caso da recepcionista Camila Raquel Santos, que trabalha oito horas por dia, sentada em uma cadeira. Depois de sentir fortes dores, ela procurou ajuda.

 “Tento às vezes dar uma levantada ou alguma coisa assim, mas no geral à tarde eu estou com as costas muito cansadas. Ultimamente eu estou fazendo um exercício para fortalecer a coluna, na academia, depois que eu relatei pro meu professor da academia, ele passou um exercício pra ver se evita essas dores. Tem vezes que eu estou com muitas dores, que o meu jeito de descansar seria sentando, mas como eu já estou cansada de ficar sentada, eu não relaxo tanto”.

E para que esses males sejam tratados da maneira mais adequada é preciso consultar um médico e evitar tomar remédios por conta própria, como explica o doutor Gabriel Pimenta, que é ortopedista e especialista em Saúde do Trabalhador.

“Qualquer sintoma você deve procurar um médico. Porque se você se automedicar com um analgésico, os medicamentos anti-inflamatórios analgésicos, eles vão aliviar os sintomas. E o que acontece? Você acha que resolveu o problema, passando aquele efeito eles voltam de novo, porque eles aliviaram aqueles sintomas, mas não trataram a lesão. Então você precisa procurar um médico, no caso das dores musculares e de coluna, ortopedista, reumatologista, para que possa ser avaliado e feito o diagnóstico correto e o tratamento adequado”. 

_________Publicidade___________

Para evitar dores e lesões durante o expediente, mantenha a coluna apoiada para não deixar as costas muito longe da mesa do trabalho ou mesmo do volante do carro. É interessante, também, que a cadeira possa ser regulada, tanto para adequar a altura da pessoa na mesa como a distância do encosto e inclinação. Para quem trabalha na frente do computador o ideal é que os olhos fiquem na altura do meio do monitor. Atividades físicas frequentes também ajudam a fortalecer a musculatura. Além disso, tente criar intervalos rápidos várias vezes ao dia, para não ficar parado por longas horas, coisas como tomar café, ir ao banheiro ou caminhar por cinco minutos já ajudam bastante.

Reportagem, Janary Damacena

Acesse. http://www.pontaaponta.com.br