Zilma de Melo: Na natureza encontramos tudo para nossa vida

0
35

Zilma de  Melo

“Que teu alimento seja teu remédio” (Hipócrates)

Na natureza encontramos tudo para nossa vida

Língua- de- vaca:  Atua no combate  a desnutrição, estresse, depressão, angustia, fadiga, cansaço mental e físico e convulsão: Suco da raiz da planta fresca( 100g  P/ 1 lt dágua) ou desidratada (50g p/ l lt dágua). Toda a planta pode ser consumida em sopas, farofas, refogados e saladas  (ajuda nas dietas de emagrecimento em razão de manter o corpo alimentado por mais tempo),  outras funções exercida pela planta: Antioxidante,reconstrutor de colágeno, refrescante estomacal usar a planta em forma de suco.Esta entre as plantas que não se adiciona açúcar.

Guaco – Expectorante e broncodilatador, combate tosse, rouquidão, gripes e asma brônquica,  , antialérgicas, nevralgias e reumatismos em geral. Contra indicado para   gestantes  e pessoas com problemas hepáticos, que usam anticoagulantes. O excessivo pode causar diarréia, vômitos e taquicardia. Xarope de guaco: 300g açúcar mascavo,100ml de água, levar ao fogo ferver até o ponto de calda concentrada, abaixar o fogo, adicionar 10 folhas adultas e saldáveis de guaco rasgada em pequenos pedaços,tampar deixar ferver por 5minutos, esfriar tampado,coar e guardar em vidro limpo e com tampa duração 12 dias. Crianças ate 2 anos, 1 colher chá 3 vezes ao dia, acrescer a dose de acordo com a idade e peso, adulto 1 colher sopa 3 vezes ao dia.Podendo juntar com 10 folhas com o ramo de poejo.

Poejo – Atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico, muito utilizado em recém-nascidos, porém seu uso tem que ser muito cuidadoso, pois em grandes quantidades pode ser tóxico. Contra indicado para mulheres grávidas. Deve ser usadas folhas e caules em infusão, tomar em pequenas doses varias vezes ao dia .Para conter cólica de recém nascido pode ser misturado ao leite materno : 1 colher de leite para 3 folhas da planta macerada.

Hortelã – Possui em suas folhas vitaminas A, B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio); estimulantes sobre o aparelho digestivo. Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã. A hortelã funciona ligeiramente como um vermífugo ( oxiúro,giárdia,  ascardilombrigoides)”Tomar o chá das folhas todas as manhã evita a manifestação dos parasitas.” Atua como calmante para o sistema digestivo: comer as folhas mastigando bastante.Sua infusão com água fervente  é indicada para gripes e resfriados.O suco acrescido de abacaxi e calmante para o sistema nervoso central e ajuda a refrescar o corpo do calor do verão. Contra indicado para pessoas com cálculos biliares, gestantes ou em fase de amamentação e crianças pequenas e em fase de amamentação não devem usar hortelã.

Melissa – Muito utilizada para insônia, tensão nervosa, ansiedade e como antiespasmódica, diarréia ,vômitos, virose antraz,. Contra indicado para pessoas hipotensas ( pressão baixa)
Para tratar ansiedade e insônia, tomar chá de toda a planta: Uma xícara de água,10 f0lhas com  galho ferver tampado e somente quando estiver morno destampar, tomar a noite em pequenos goles. Para tratar vômito, diarréia ou virose por antraz: Suco das 6 folhas com o ramo de 2 capim   erva cidreira  ,1 colher sopa de suco de limão ,triturar tudo em 50ml de água.Repetir a dose 3 vezes ao dia. Obs  observar a pressão arterial provavelmente abaixara um pouco,pode promover sonolência. Pertence ao grupo de planta que não devem ser adoçados.

Espinheira Santa – É empregada no tratamento das afecções do aparelho digestivo e para cicatrizar feridas. O chá das folhas ajuda a cicatrização de úlceras no estômago e duodeno e alivia sintomas como azia e flatulência, Muito usado para ajudar a secar leite em lactante que queira desmamar. Contra indicado para gestantes, crianças . Tomar chá das folhas: Um punhado de folhas para 50ml de água, ferver tampado, tomar quando estiver morno ou frio.
Zilma de  Melo

Jornalista