Zilma de Melo: Intestino, o segundo cérebro

0
107

O intestino hoje é considerado por muitos estudiosos o segundo cérebro. Ele é a porta de entrada do meio externo para o interno.

É responsável pela síntese da maior parte de serotonina que temos no corpo. A serotonina é uma substância que leva ao bem estar e saciedade e na sua deficiência, pode ocorrer depressão, ansiedade, compulsão, principalmente por carboidratos e doces. Para que ocorra a síntese efetiva de serotonina, o intestino deve funcionar diariamente e  ter sua flora em equilíbrio. Muitos são os inimigos da saúde intestinal, em alguns casos embora sejam de eficácia intermediária a saúde, dentre eles estão os anti-inflamatórios, antibióticos, corticóides laxantes e alguns hormônios. Embora necessários para combater doenças, devem ser administrados com orientação medica, pois são agressores dos intestinos de outros órgãos.

_________Publicidade_____________

Dentre os injuriantes do nosso intestino esta o glutamato que realça (artificialmente) o sabor dos alimentos, presente nos temperinhos dos macarrões instantâneos, temperos prontos, caldos de temperar.

Não muito amigo também os embutidos e os defumados. Outros vilões da produção deste hormônio do bem estar são os corantes artificiais e os conservantes, dentre outros males que provocam ao nosso organismo, são podres em fibra e destroem a flora intestinal, alterando a produção da serotonina e com outro agravante, funcionam como inibidores da absorção de vitaminas e minerais. Muitas pessoas acham que por não terem tempo de se alimentarem corretamente, basta ingerir um composto vitamínico que encontra a venda em casas especializadas, sem prescrição medica e tudo bem. Não e bem assim! Nem tudo que ingerimos é absorvido pelo intestino. Ingestão errada causa a

chamada disbiose, que é quando o intestino perde sua seletividade, permitindo assim a entrada de toxinas, macromoléculas e proteínas estranhas na corrente sanguínea.

Causando entre outros males a baixa da imunidade. Para que o intestino tenha bom funcionamento devemos consumir frutas, verduras, folhas, castanhas e amêndoas assim como os alimentos integrais que são ricos em fibras. A água esta entre as ricas fontes de saúde intestinal. É mais feliz quem evacua de uma até três vezes por dia e urina entre cinco e sete vezes dia.

Curiosidade:

Enfezado = cheio de fezes. Até mesmo problemas inflamatórios como acne, seborréia artrite, artrose, sinusite, rinite e até a famosa celulite em geral ocorrem em pessoas de intestinos enfezados.

Por Zilma de Melo

Jornalista e Bióloga